Sun 3

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

The Truth is a Cave in the Black Mountain


Uma história sobre a família e sobre vingança. Um homem pequeno, (anão) procura Calum McInnes, pois quer ir à montanha negra e trazer ouro, e só McInnes sabe o caminho. Ao princípio o guia diz-lhe que não, que a montanha é maldita, mas o anão convence-o , diz-lhe que lhe dá uma parte do ouro, e lá vão. No caminho, o anão diz ao guia que a filha mais nova morreu, que foi encontrada morta num bosque, com o cabelo amarrado a uma árvore....

Não posso dizer mais...
Mais um conto  brilhante (neste caso bastante escuro e macabro) de Gaiman. Este conto é ilustrado, eu não tenho o livro físico, li no kindle.O autor  escreve este conto e não diz o nome do anão. 10 estrelas, foi no mínimo Macabramente brilhante.

O Deserto dos Tártaros

Giovanni Drogo inicia uma nova etapa da sua vida, foi destacado para a fortaleza Bastiani. Quando lá chega, verifica que é um sítio isolado e a fortaleza não é mais do que um caco velho, onde nada se passa.
Desorientado, fala com o seu superior e pensa em ir-se embora. O oficial diz-lhe que é possível, mas tem de esperar 3 meses pelo menos. Drogo, assim faz, fica por lá 3 meses, e esses 3 meses vão transformar-se em 30 anos.
O livro é essencialmente sobre as motivações do ser humano, e das imprevisões do nosso futuro. Como se passam 30 anos , num lugar onde nada se passa, onde nada acontece.

A história é uma dissertação filosófica sobre o propósito e os objetivos da vida e das nossas ações. O que leva um ser humano a passar 30 anos num lugar onde supostamente nada acontece. A escrita está muito bem desenvolvida e correta, lê-se  por isso, bastante bem.Pessoalmente não gosto deste género de dissertação, visto que a minha educação e preferência 'filosófica' responde a todas estas questões de uma forma muito simples, quase infantil mesmo. 3 estrelas, pela forma da escrita, que é muito boa mas  não excelente.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Grandes Esperanças

Pip, orfão de pai e mãe, está sentado no cemitério em frente das campas de seus pais. Ali perto existia uma prisão, de repente soa o alarme da fuga de 2 presos. No preciso momento em que Pip se dirigia para casa,dá de caras com um presidiário (Magwitch), que o agarra pelos ombros e lhe pede alguns objetos para cortar as correntes. Pip corre de imediato para sua casa,e dá de caras com o outro presidiário (Compeysan). Continuou a correr e chegou a casa, onde vivia com a sua irmã mais velha e o seu tio Joe Gadgery, ferreiro lá do sítio. 
 
Pip tinha 10 anos e não tinha instrução, então um dos senhorios lá da terra pede a Mrs. Joe Gadgery que Pip faça companhia a uma idosa da mansão Satis, Miss Havisham, uma velha excêntrica vestida de noiva, com o vestido e o véu rasgados. Mas Pip apaixona-se perdidamente por Estella , a filha adotiva da velha.Na mansão, Pip é completamente humilhado pelas duas mulheres. 

Os anos passam e Pip quer ser alguém, aprende a ler e a escrever, mas Joe Gadgery quer que ele seja aprendiz de ferreiro, Pip recusa-se, pois quer enriquecer e pedir Estella em casamento. Um belo dia, chega uma carta para Pip, está Rico, milionário, alguém lhe deixou uma herança. Enfim, vai para Londres e tira o seu curso, agora é um gentleman. Não quer saber da sua irmã e de seu tio.

Pip julga que foi a velha que lhe deixou o dinheiro, mas não ...foi Magwitch, o presidiário, o mesmo que deixou a velha no altar....por isso, ela 'treinou' Estella filha do outro presidiário, a humilhar todos os homens. Compeysan era o pai de Estella...
Então queriam mais não????

Opinião: perfeito, tudo o que Dickens escreve é perfeito. 10 'Estellas' loool.


domingo, 25 de janeiro de 2015

Jane Eyre


Jane Eyre, vive de favor em casa de sua tia , esta não cumpriu a promessa que fez à sua falecida irmã e mandou Jane para um orfanato, quando a pequena completou 10 anos de idade. Ali, Jane tem uma educação esmerada até atingir os 18 anos, depois decide sair e ganhar o seu próprio dinheiro. Coloca um anúncio para trabalhar como preceptora e ...é chamada para Thornfield. 

Isto é uma releitura, a narrativa é de excelência, a história de Jane é simplesmente Magnífica. A progressão da personagem é fantástica, tudo aqui é fantástico, cheio de surpresas, cheio de twists. A autora fala com o leitor, como se estivesse a contar a sua própria história. A riqueza do vocabulário ,  a linguagem flui como pérolas a rolar. O trajeto de vida de Jane é Impressionante. É um romance maravilhoso. A tradução tira muito à narrativa, escrita com termos antigos e de forma peculiar. Outra coisa que gostaria de salientar , na descrição de Jane é utilizado o adjetivo Feia, 'Jane era feia', incorreto, Jane era 'plain', Simples, com um porte não aristocrata digamos, mas não Feia. Leiam, é uma história apaixonante. 10 estrelas

sábado, 24 de janeiro de 2015

Charlie and The Great Glass Elevator

Charlie , toda a sua famíla, e Willy Wonka, estão no elevador de vidro, mas algo corre mal e o elevador leva-os para o espaço. Aí reparam que o Hotel Espacial Americano está perto deles,  decidem ir até lá dar uma 'espreitadela'. Mas o tal hotel está cheio de criaturas estranhas e malvadas....

Um livro muito bem escrito que nos leva às lágrimas, pela história e pelo trocadilho de vocabulário. Mais uma vez Willy Wonka surpreende Charlie com uma das suas invenções, mas aquilo corre mal...
Não me vou alongar mais na história, toda a gente conhece o autor, e a sua famosa Fábrica de Chocolate. 5 estrelas.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Trial by Fire

Lily é uma jovem de 16 anos que pretende ter uma vida normal, mas devido à sua alergia a tudo que a rodeia, torna-se difícil. Não pode sair, não pode fazer desporto, não pode conviver. Finalmente resolve ir a uma festa de um dos colegas da turma, Tristan seu colega, e o mais popular dos rapazes da escola, é o seu protetor, não deixa que ninguém se meta com ela. Lily está apaixonada por ele...mas alguém lhe diz que Tristan está com uma rapariga na casa de banho. O mundo de Lily desaba, abandonada à tristeza, no dia seguinte resolve pensar sobre a sua vida, fecha os olhos e quando os abre está no mesmo sitio mas noutra dimensão. Ela Lily, tem uma 'dupla' Lillian, a bruxa mais poderosa de Salem, Massachusetts. Lá também estão Tristan, Juliet (a sua irmã) entre outros. Por que razão Lillian 'chamou' Lily???
 
Lily aqui, não tem  alergias, aqui é uma bruxa poderosa, aprende as regras da magia com um  poderoso shaman. Lillian quer apoderar-se dos territórios dos outlanders, a guerra está próxima. Será que Lily consegue travar a sua dupla???

Este é o 1º livro da autora,  foi muito interessante, a narrativa mantém um bom ritmo, a história é cativante. Tem ainda alguns pormenores por explicar, mas sem grande importância, a ideia da outra dimensão foi muito bem explorada. A magia aqui vem através da terra, da natureza, no caso de Lily vem através do fogo. O mundo criado pela autora, foi bem conseguido, uma vez que é um mundo moderno, onde tudo funciona com magia. A personagem principal evoluiu bastante, deixou de ser a teenager alérgica a tudo, para se tornar numa mulher poderosa. O ponto alto foi o final do livro, que foi bastante inesperado e brutal. Daria 4 estrelas. Gostei muito.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

As Instruções da Pitonisa

As investigações continuam, Jeanette Khilberg e os ajudantes estão próximos do fim , mas as suspeitas aparecem mortas ,queimadas dentro de um carro. Sofia Zeterlung/ Victoria Bergman, uma  só pessoa, continua confusa, mas prossegue a sua vida, e lentamente uma das suas personalidades, Victoria Bergman vence a luta anterior. Todos os pedófilos na lista da polícia foram assassinados, a polícia vai dar o caso por encerrado. 

Este último livro, é chocante e brutal, homens que são mulheres ou mulheres que são  homens.... 
 
(Todos se esqueceram de Madeleine, a filha (incestuosa de Victoria).

O livro está muito bem estruturado, os personagens evoluem de uma maneira que ninguém está à espera, é tudo um enigma, todos os mistérios e passados sombrios dos personagens são revelados, levando o leitor até aos campos de concentração nazis.
Mas as assassinas Victoria e Madeleine, que não se conhecem.....
Este livro retrata  (na minha opinião),uma  Suécia  corrupta e uma policia ineficaz.
Excelente leitura, é pena não terem apanhado as assassinas :( 5 Estrelas.

sábado, 17 de janeiro de 2015

A Cativa

Uma história dos 'Diabos'. Lúcifer, Mefistófeles , Wulfric. Estes seres do mal, têm poderes sobrenaturais, ou seja, quando morrem  encarnam noutro corpo, por isso são imortais. Uma história sobre traições, mistério, violência, sexo e ...Poder.

O autor contrói a narrativa no passado e no presente. Associa algumas das atrocidades da antiguidade aos personagens acima referidos.
A ação situa-se no plano físico, pois o objetivo é a morte de Lúcifer. Os personagens não evoluiram nada durante a narrativa, as explicações 'filosóficas' dos poderes dos Mestres e dos Pupilos, a formação dos medalhões das cativas etc, foram algo confusas.Ok,ok eu sei que é fantasia, mas imo foi uma história muito confusa.
Tal como disse, o objetivo da história era a morte de Lúcifer, como se mata uma alma? Como se 'mata' o mal no planeta Terra?? Simplesmente....não se mata.

O tema é interessante, mas a construção da história poderia ser melhor, menos confusa. A Cativa não me cativou, e por isso não sei que classificação dar.

A Sombra do Vento


O pequeno Daniel é 'apresentado'a um antigo cemitério de livros. Decide tirar um exemplar para si, e a partir daqui a aventura começa, pois o exemplar que tirou é um livro único , raro e com uma história misteriosa associada a ele.

O autor construiu uma narrativa de qualidade, com personagens muito bem descritos e elaborados. À volta da narrativa  criou uma atmosfera de 'mistério' que muito me agradou. A ação decorre num plano físico/ emotivo, pois a procura obssessiva do autor do livro, leva à frustação, à violência, ao desgosto, à incerteza.

A nararrativa era por vezes desviada para terceiros, o que a tornou  um pouco aborrecida. Não notei um grande desenvolvimento dos personagens, ou melhor dizendo, os personagens não sofreram uma grande evolução.

O autor atingiu o objetivo, o aparecimento de Cartax, que afinal não estava morto. Gostei da estrutura, dos personagens, a escrita era precisa e cuidada, mas a história não me cativou, era demasiado passiva. Daria 3,5 estrelas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Acho que não vou fazer a sinopse, toda a gente viu ou leu este livro.

A autora desenvolveu muito bem a história, Harry apesar de ser um rapazinho de fraca constituição, possui uma personalidade de grande carisma. Os personagens secundários são também muito bem descritos e muito bem 'conseguidos'.

A escrita é simples mas correta, a autora mantém um ritmo excelente de narrativa, e o ponto alto da história é o confronto final de Harry com Quirrel/ Voldemort. Aqui, acho que a autora podia ter dado outra 'imagem' do que aconteceu a Harry. Ela passa do confronto para uma cama de hospital onde Harry foi parar depois de Dumbledore, o ter ajudado. Gostei muito do livro. Por ser o 1º dou 4 estrelas. Vou ler os restantes.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Menina que Fazia Nevar

Judith McPherson tem 10 anos e está 1 ano adiantada na sua turma. Por isso é vítima de bullying. Judith e seu pai John,  pertençem ao culto de jeová, o que os torna aos dois alvos de perseguição, por parte de alguns dos seus vizinhos.

Dentro do seu quarto criou um mundo dela: A Terra de Leite e Mel , com materiais de desperdício, contrói as casas, as pessoas, as pontes, os rios, o céu.
Farta dos ataques de um garoto da sua turma Neil Lewis, que a ameaçou de  pôr a cabeça dentro da sanita, Judith decide cobrir o mundo que criou, com algodão e outros materiais, de maneira a que parecesse neve, e desejou que nevasse....e nevou.

Também desejou outras coisas, e elas aconteceram, pois ela estabelece um diálogo com Deus....(o seu inconsciente).

Gostei bastante desta história, a escrita é cuidadosa, e a estrutura está muito bem feita. Achei o objetivo da autora muito positivo e profundo, algo que a maioria de nós se esqueçe frequentemente: tudo o que fazemos, tudo o que pensamos, tem volta, tem consequências, mais cedo ou mais tarde. Daria 4 estrelas.

Agoro leitores, leiam o que me aconteceu depois de ter lido este livro. Quando me foi dado o meu persa Ramsés, há 3 anos, sempre me ficou na ideia ter uma gatinha branca, e ontem depois de terminar o livro pensei cá para mim: vou pensar que tenho uma gata branca, amanhã à minha espera, pois a autora diz que há milagres , por isso quem sabe...hoje ouvi um barulho na porta das traseiras, o Ramsés estava de pé e eu pensei que fossem pombos, quando abro a janela, era uma gata branca , que olhava diretamente para mim?!!! E esta hein?!!!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Wars of The Roses

Por morte do pai, Henry VI é coroado rei. Sempre doente e com algum desequilíbrio mental, o reino fica nas mãos dos regentes. Cansado da guerra com a França, o rei pede uma trégua, para isso abdicaria das terras em solo francês e casaria com uma princesa francesa, Margaret  Angou.
 
Os nobres ingleses detentores de grande poderio em solo francês, não gostaram da expropriação, e revoltaram-se.
 
O povo inglês por sua vez, fartos das mortes por enforcamento, e fartos da pobreza e miséria, levaram também a cabo uma revolta armada contra a tirania da casa Lancaster (Henry VI).
 
Um livro de grande qualidade, sem dúvida, que nos mostra a realidade da Inglaterra e da casa Lancaster no séc. XV. As traições, as manipulações, as lutas pelo poder entre a casa Lancaster e a casa York. O autor dá-nos a imagem perfeita do cenário negro que se abateu após a guerra dos 100 anos. Um histórico a não perder, tanto pela qualidade da história como da escrita. 5 estrelas.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Sorteio do Passatempo J. Marillier

Olá a todos e Bom Ano 2015!!

No próximo sábado dia 10 de janeiro de 2015, serão aqui postados os nomes dos participantes e portanto candidatos a ganharem 2 livros da autora. Dia 11 será feito o sorteio.

As respostas poderão ser dadas até 6º feira às 00.00h


P.S. Fiquem atentos, porque quando a Planeta editar o 1º livro da nova trilogia da autora, será feito outro passatempo. Assim, os leitores que não conhecem o trabalho da escritora, poderão começar a ler esta nova trilogia e outra obra-prima das lendas Celtas.

Se quiserem subscrever este blog, please do, eu agradeço, além disso, vou começar a fazer críticas a sério. Apesar de ler 98% fantasia, também leio romance e todas as outras categorias.


           Boa sorte a todos e um Excelente Ano de 2015!!!