Sun 3

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Deserto dos Tártaros

Giovanni Drogo inicia uma nova etapa da sua vida, foi destacado para a fortaleza Bastiani. Quando lá chega, verifica que é um sítio isolado e a fortaleza não é mais do que um caco velho, onde nada se passa.
Desorientado, fala com o seu superior e pensa em ir-se embora. O oficial diz-lhe que é possível, mas tem de esperar 3 meses pelo menos. Drogo, assim faz, fica por lá 3 meses, e esses 3 meses vão transformar-se em 30 anos.
O livro é essencialmente sobre as motivações do ser humano, e das imprevisões do nosso futuro. Como se passam 30 anos , num lugar onde nada se passa, onde nada acontece.

A história é uma dissertação filosófica sobre o propósito e os objetivos da vida e das nossas ações. O que leva um ser humano a passar 30 anos num lugar onde supostamente nada acontece. A escrita está muito bem desenvolvida e correta, lê-se  por isso, bastante bem.Pessoalmente não gosto deste género de dissertação, visto que a minha educação e preferência 'filosófica' responde a todas estas questões de uma forma muito simples, quase infantil mesmo. 3 estrelas, pela forma da escrita, que é muito boa mas  não excelente.

2 comentários:

  1. Ois,

    Bem acabei de o receber hoje, não sei se o leio de imediato, mas vou ler em breve.

    Espero que não seja muito descritivo

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. não é muito descritivo, lê-se bem,
    o livro anda mais à volta das emoções humanas.
    tem até bastantes diálogos, é uma leitura fácil e calma, o tema é que enfim...

    bjos

    ResponderEliminar