Sun 3

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Os Jogos Da Fome (trilogia)


Esta trilogia, coloca-nos num futuro pós-apocalíptico. Nas ruínas do agora EUA, existe a nação de Panem, com 12 distritos adjacentes e o Capitol, onde se concentram os orgãos do poder e a população mais 'endinheirada'.

O Capitol mantém o Poder, forçando os distritos a fazer um Jogo, que consiste na escolha aleatória  de 2 habitantes de cada distrito (1 homem e 1 mulher), juntá-los numa 'arena' preparada para o efeito, e onde os eleitos se matam uns aos outros até restar UM.

Quando do sorteio dos tributos dos distrito 12, foi sorteado o nome de Primrose Everdeen, uma criança de 12 anos, não aceitando esta situação, a  irmã mais velha  Katniss Everdeen, voluntariou-se. O outro tributo seria Peeta Mellark.

Os tributos dos 12 distritos são levados para o Capitol, onde são preparados para os jogos. Cada par tem um mentor, no caso de Katniss e Peeta o mentor era Haymitch.
Conseguindo vencer, pois todos os outros estavam mortos, Katniss e Peeta decidem não se matar um ao outro, ou vivem os dois ou morrem os dois. Pegam num punhado de bagas venenosas e preparam-se para as comer...quando  alguém os pronuncia Vencedores. Esta atitude dos jovens, é vista pelo Presidente Snow como um desafio à autoridade.

Descontente com este desafio, são decretados novos jogos, com os tributos vencedores dos jogos passados. Rumores de uma revolução estão já a circular pelos 12 distritos. Desta vez a arena é numa 'paisagem' tropical, perto de uma praia. A matança continua, Katniss repara que o Céu é uma cúpula de energia,pega numa flecha, amarra-a a um cabo eléctrico e dispara para o 'Céu', e aí explode tudo. Katniss pensa que está morta, é levada para fora da arena...

Tudo isto estava planeado pelos rebeldes, o que nos leva ao último livro, vivendo agora no 13º distrito, os rebeldes preparam a derradeira manobra para matar Snow.
Coin a presidente, está agora no comando, preparando as suas tropas para entrar no Capitol e acabar com Snow. Katniss decidiu ser a Voz da revolução, Peeta esteve nas garras de Snow, foi resgatado pelos rebeldes mas tinha sido habilmente torturado contra Katniss, depois de alguns tratamentos na base rebelde, Peeta integrava também a expedição ao Capitol. 

Como se previa, a batalha foi sangrenta, pois o Capitol estava bem guardado. Já perto da casa do presidente Snow, o ataque vem de cima, chovem bombas, Finnick perdeu a vida, Boggs, morreu nos túneis, Katniss olha à sua volta e vê o inacreditável...Prim, grita, Prim, e foi quando uma das bombas tirou a vida à sua irmã, tentando correr para ela , Katniss é também atingida.

Quando acorda, vê que está toda queimada, por sorte não fora atingida na face, recomeça novamente o processo de recuperação. Estavam todos radiantes , Snow fora finalmente capturado, e Coin iria ser proclamada Presidente. Katniss passeava pelo hospital, quis entrar numa sala fechada, pois dali sentia o maldito perfume das rosas. Deixaram-na entrar, aí viu Snow acorrentado, afirmando que 'sentia' muito pela morte da irmã. Katniss tinha pensado e repensado o que estaria Prim a fazer nas tropas rebeldes...Snow afirmou que não tinha sido ele o responsável pelo ataque aéreo, sim, fazia sentido, ele não tinha poder para mandar Prim para a frente de batalha....quando choveram as bombas ninguém retaliou, os rebeldes não dispararam...agora tudo se encaixava, Coin fora a responsável pela morte de Prim e das outras crianças na frente de batalha. 

O Novo conselho reuniu presidido por Coin, queria aprovação da mesa para mandar os filhos dos Inimigos para novos Jogos, iria tudo recomeçar, outro pesadelo. Votaram, e Katniss votou Sim, por Prim, mas seria ela a executar Snow. 
Chega o dia, Katniss tem o seu arco, prepara-se para matar Snow. É conduzida a uma 'praça' , onde estão milhares de pessoas atentas,  para assistir à execução. Katniss pega no arco, Snow tosse e cospe sangue, olha-a nos olhos e ri-se, a corda do arco estica, a flecha solta-se e Coin cai morta da bancada...

Foi uma excelente trilogia, mais pela mensagem que Collins quis transmitir, Poder, seja ele qual fôr, rebelde ou Capitol, é todo igual, o Homem comete sempre os mesmos erros, e isso ha de levar-nos à extinção, ou à morte em vida, sobrevivendo apenas...

Sem comentários:

Enviar um comentário